quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Sweet Frozen Heart
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Para que o amor nao resulte inútil
Não sei porque mas tenho a impressão de que o tempo parou esta tarde. Depois dos dias na cama, misturando sonhos e desejos, e da loucura do encerramento de um artigo, me vejo de novo, às 6 da tarde, diante de minha janela de trabalho. Tem uma tela nova. O sol tá vermelho mas o cheiro do resto de chuva mudou o ar. Respira-se. Os jardins parecem de novo os do Éden. E a primavera chegou com certeza: as cigarras cantam sem parar e não há como não ouvi-las. Seria o mesmo que tentar fechar a cachoeira de um rio. Mudam às vezes o tom mas continuam horas afora. E diante desde quadro me snto, também diferente.
Estranhamente tranquila. Convalescente. Orfã de você. Orfã de uma alma a quem eu possa confessar meus sentiments mais íntimos, minhas descobertas mais derradeiras e diárias. Mas também estranhamente feliz - talvez por nõ te que perder de novo uma das coisas mais caras pra mim: você. Ou por descobrir a cad dia que não te perdi, apenas nos afastamos para aprender o significado de uma decisão. Passada esta fase não sinto estar incomodando em te dizer o que sinto porque você já deve ter absorvido as consequências dela dentro de voce. Ou seja, não estou mais esperando, tentando te convencer de nada. Estou calmamente, colocando meus sentimentos que, de uma maneira ou de outra terão ressonância boa em você. Acho que nos restou carinho, amizade, confiança. Vejo isso apesar de achar que, às vezes, por medo de ser mal interpretado você consegue ser o que não é: cruel e frio.
Então penso como o poeta: pra que o nosso amor "não resulte inútil", não podemos nos ignorar. São quase três anos. Uma vida ue não é minha, não é sua, é nossa. E por mais que queiramos esquecer de cada dia. Eu não poderia. E não quero. Durante um mês procurei não pensar muito. Mas agora penso. Não quero lacunas na mnha vid. Elas acontecem e fazem a gente pensar, se angustiar, descobrir coisas escondidas, tesões reprimidos, medos na sombra. Mas quero lacunas preenchidas.
Entendo agora que não me sentia sozinha, mesmo quando você não estava aqui, porque a gente estava junto e isso me bastava, já que não podia ser diferente. Eu me divertia nas festas, com os amigos, sem maiores preocupações. Agora me falta poder saber que gosto de alguém que me quer também. E isso muda tudo. Porque por mais que todos neguem ou afirmem ue querem ficar sozinhos, pra ver não sei o que no mundo, ou pra ter milhões de ammigos - o que é fantástico e necessário e não exclusivo, e digo isso porque experimento sempre essa sensação - a coisa mais importante e necessária a um ser humano é estar preparado, é aprender a viver junto com outro, pra compartilhar as dúvidas, pra conhecer essa pessoa e poder se perguntar assim:
Tudo que eu penso te conto.
Tudo o que sinto você percebe.
O que te escondo,
você descobre nos meus olhos.
Meu Deus,
será essa sintonia absoluta,
o que chamam de amor?
Escrevi isso aí outro dia e acho que pensava em nós dois. Você me conhece e eu quero continuar nao escondendo nada de você. É difícil preencher a lacuna de ter alguém para amar porque ainda te amo e não é fácil substituir por tentativa, mas por outro lado, sinto um incurável sensação de liberdade, de começar tudo outra vez. E daí aparece outra questão. Pra começar tudo de novo, tem que ser a partir de onde paramos. Do mesmo nível. E o nosso era alto. E é difícil recomeçar e começar a partir dele. E não é aceitável começar se não for assim.
Portanto, eu espero que você tenha sido mais feliz do que eu até agora, com a Madalena. No fundo acho que vocês se conhecem bem e podem avançar, apesar da minha "terrível" intuição me dizer que o caso de vocês não é de amor, porque amor não se explica e com ela você quer explicar algo pendente dentro da sua cabeça. E você sabe melhor do que eu o que é. E por incrível que pareça - talvez se os visse juntos mudasse de idéia - não consigo ter ciúmes de você com a Madalena. Não vejo erotismo entre vocês dois. Sei lá. Posso estar enganada mas é como sinto, à distância.
Tem que ter paixão, aquela coisa que tira o sono e
faz correr de madrugada,
contar todas as estrelas,
pra ver se a noite passa,
ou então morrer de amor.
É mais ou menos isso que sinto. Já desisti há muito tempo de não te amar. Sei que virão outros amores. Sei que virão outros amores. Novos ou velhos. Mas mesmo que eu quisesse - e não quero - não poderia deixar de te querer. Meu amor por você não depende de mim, ou de você. Tem autonomia de vôo. Existe e se basta. E ainda me traz felicidade.
Acho que não te disse 1/3 do turbilhão que passa pela minha cabeça, mas por hoje, é só.
Laura
domingo, 24 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Desperdiçando o pouco
a lembrança de um pra sempre e a mágoa de um nunca mais. (Só não quero depois perceber que, como você, eu deixei o pouco consumir o que, em mim, era muito. E não vou.)
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Sobre dores cinzas como esse céu.
que nem morfina
cura as dores,
me apavora o coração.
Das dores
não posso falar
porque não sei falar de dores.
Corro delas.
Mas hoje, eu sinto:
elas tem um plano
para me atacar
Nem um turbilhão de carinhos
amigos,
olhares cumplíces
de quem entende
o meu brilho no olhar
cura, agora,
essa vontade de voar,
numa noite escura,
e pra cá,
nunca,
mais,
voltar.
domingo, 10 de outubro de 2010
Por enquanto.
Tenho escrito bastante desde que voltei. Um dia, abandonada no meu quarto
escrevi:
nada que inspire mais
do poeta,
do que folhas brancas
sobre a mesa
a desejar versos doloridos.
Naquele dia,
amava o mundo,
como hoje,
amava as pessoas,
como agora,
achava linda a solidão
daquele quarto
e a brancura daquelas folhas,
a iluminar a escrivaninha.
Hoje, descobri que inspira mais
o meu lado poeta
o desejo de desvendar
o que um homem -
o que me apaixonou,
me faz brilharem os olhos para sempre,
me abandona no meu quarto feliz,
imaginando e tentando da ordens
a' uma cabeça reticente
e um coração sublevado -
pensa,
sonha,
quer,
e
é.
Afinal,
vamos sendo o que
dá pra ser,
né?
sábado, 7 de agosto de 2010
Como pode?
tudo o que sempre foi meu, como pode?
Como pode que esse som lá fora,
os sons da vida, a voz de todo dia,
pareça ficção científica?
Como pode que esta palavra,
que já vi mil vezes, já disse,
nao signifique mais nada?
a não ser que o dia, a noite, a madrugada,
a não ser que tudo não é nada disso?
Pode que eu já não seja mais o mesmo.
Pode a luz, pode ser, pode céu e pode as estrelas
Pode tudo o que puder poder
Só nao pode ser tanto.
(Leminski)
A nova fase da minha vida comeca amanha. E me despedir do que estou acostumada vem sendo um processo lento e doloroso. Mas aceitar que a vida e' sempre uma mudanca
Quero o novo de novo?
terça-feira, 27 de julho de 2010
Tudo e nada.
Pela primeira vez,
Esvaziei as minhas seis gavetas, tirei tudo das pratieleiras, arranquei tudo da parede.
Agora ta tudo vazio mesmo.
Nao so' o quarto, mas o coracao.
Nao porque eu nao soube como prenche-lo.
Mas porque nao me lembrava como era te-lo assim vazio.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Eu quase nao sei de nada, mas desonfio de muita coisa
Nos ultimos dois dias fomos acordadas - eu e minha irma Margherita - pelo meu irmao de 2 anos e meio que entra no quarto, mandado pela mamma, gritando: Sotiaaaaa, Tati! Tati, Sotiaaa! Sotiaaaaaaaaaaaaa! Alzatevi! E, se uma pessoa me conhece bem, sabe que eu odeio ser acordada desse jeito. Alias, odeio ser acordada de qualquer jeito, mas odeio mais quando ficam gritando no meu ouvido e depois ainda mandam o cachorro pra ficar mordendo seu pe'. Quem ve ate pensa que e' dificil me acordar!
Agora que estou de ferias tenho ido sempre ao Telimar com minha irma. Pegamos o onibus de manha, ficamos la umas 4, 5 horas e voltamos. Tem sido muito legal, de verdade. E as vezes me perguntam - ate mesmo meus pais aqui - como eu aguento ficar tanto tempo com a Margherita, pelo fato de ela ter 12 anos e eu quase 18. Mas com ela e' diferente! Na verdade, acho que tenho trabalhado muito com a paciencia, porque tem certas vezes que eu tenho vontade de bater nela! Ai' eu respiro e penso que quando eu tinha 12 anos eu tambem era muito boba e chatinha (sim, mais).
Bom, ontem de manha estava morrendo de tedio e li um livro inteiro, muito bom alias, da Margherita - que ela comecou ha uma semana e ainda nao terminou porque diz que nao ta entendendo, hahahaha.
Ah, ai teve um acontecimento "importante". Sai pra tomar um sorvete com minha professora de ingles, que era minha tutora na escola italiana. Achei que seria meio estranho, que eu ficaria sem graca ou sem o que falar e assim foi. Brincadeira, foi de leve assim. Mas acabamos conversando de muita coisa, ela perguntou mil vezes o que eu tinha achado do meu ano aqui, se eu estava "satisfeita", bla bla. Nao tem muito o que responder pra essas coisas. Mas no final ela falou "Ok, it's done". Senti como se eu estivesse sentada ali na frente dela o ano inteiro e... tivesse passado em uma hora e... tinha acabado, assim, acabado. Eu tinha passado por essa "prova" e ela terminava dizendo que eu estava pronta. Nao sei pra que..
Agora pouco, quando chegamos do Telimar, estava passando pra ir a' cozinha vi que o Riccardo estava assistindo "Os Aristogatos" e parei pra ver porque era justamente o comeco quando mostra a madame passeando em Paris com seus gatos. No fundo tinha a torre Eiffeil, eu, obviamente empolgada, falei "Guarda Rich, dove andiamo la settimana prossima! Ti piace?" (Olha onde a gente vai semana que vem! Voce gosta?". Ele tirou a chupeta da boca, riu e fez que sim.
A mamma passou interropendo nossa conversa dizendo que nao sabia como seria quando eu fosse embora, que ela estava triste mesmo que eu estivesse feliz. A Marghi fez bico e veio me abracar choramingando "Sofiiii", eu afastei ela porque tenho agonia dessas coisas! Ah, eu odeio despedidas...
Falando em despedida, estou escrevendo uma carta pra familia ha duas semanas e nao estou perto do final. Mas ta, terminarei.
Amanha estamos indo pra Paris e eu estou muito muito muito animada. Nao quero perder um segundo do meu tempo. Quero ver tudo, viver tudo, absorver cada imagem, sensacao e transformar tudo em felicidade - nunca e' demais, ne.
Ps: Eu amo a Inez (Feliz?)
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Vinte e um
Percebi que nao e' questao de sonhar, chegar, de correr, cair ou levantar. Talvez nem de caminhar. Agora aqui estou, procurando uma forma de parar. To bem parada. Esperando um vento, um convite para ir a um bar, uma sms me chamando pra ir a praia ou o que o meu voo Iberia decole em direcao ao Brasi no dia dez de julho.
Essa fase termina em vinte e um dias e nao acho que encontrei a direcao pro proximo nivel. Alguem sugere alguma tatica de jogo?
segunda-feira, 14 de junho de 2010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
É
sexta-feira, 28 de maio de 2010
- Seu sobrenome, por favor - Enquanto segurava uma caneta e um bloquinho.
- Etcheverry.
- ...
- Deixa que eu escrevo.
Devolvi o bloquinho amarelo pra ele e percebi a cara de surpresa dele. Me olhou emocionado disse "Esse... e'... o sobrenome mais bonito que eu ja vi!".
- Er... brigada!
- De onde voce e'?
- Do Brasil, mas acho que e' basco-frances.
- Magnifico..
Me despedi e fui embora.
Fiquei relembrando da sinceridade com qual ele falou isso enquanto descia as escadas, "que engracado...", e percebi como eu amo esses pequenos acontecimentos inesperados.
Ou nao...
sábado, 15 de maio de 2010
Life goes easy on me (most of the time)
Se isso fosse mesmo um bloquinho, estaria lotado de anotacoes engracadinhas sobre semana passada. Pra quem nao sabe, viajei com a escola pra Inglaterra e foi bem legal. Mas naquele esquema né... de uma certa maneira, viagem com a escola é SEMPRE fail. Principalmente quando os professores nao sabem o caminho pela decima vez ou quando entram numa galeria de arte moderna de CINCO andares e falam que nos temos 15 minutos pra ver, oi. Sem contar que nao me deixaram subir no London Eye nem entrar no The Globe, mimimi. Mas ok, posso voltar em Londres quando eu quiser com meu jatinho particular.
By the way, Berlim é muito mais vibes.
A cidadezinha que a gente ficou chama Brighton (cidade do THE KOOKS s2s2s2s2s2, ate conheci um cara que conhecia eles, uau) é muito fofa, tipica inglesa e tal e.. eu podia contar mais mil coisas, mas nao vou. Que simpatica.
Dia 3 de junho to indo pra Dinamarca, passar um final de semana na casa da Duda, uma amiga de Brasilia, e a Inez tambem vai! A passagem de ida custou 3 euros, hahaha, adoro empresas low-cost.
PS: Tava carregando umas cinco fotos da viagem, mas esse blog é um lixo e... e... e... arghrrrr... é. Nao vou ficar com raiva dele, ja to gastando energia demais sendo feliz.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Mesmo que eu mudasse muito.
Quanto mais me falam o que nao sou, mais tenho certeza de que quero continuar assim.
sábado, 1 de maio de 2010
Primo Maggio
Mamma: Nao, Lele, vai que ela nao quer ir com a gente, vai que ela fica la entediada..
Ja era tarde mas eu ainda tava afundada na cama, morrendo de sono, como sempre. Tava ainda com os olhos fechados querendo acreditar que era tudo uma brinks e nao tinha ninguem vindo me acordar, mas eles continuaram a falar entao eu desisti de dormir.
- Que horas sao?
- Ja sao meio-dia! Vamos para o Telimar com a gente, se veste!
Telimar é o clube do qual eles sao socios. Me vesti rapidinho (PS: Sai de saia, pela primeira vez em 6 meses), peguei minha maquina, dois livros, desci, entramos no carro, fiquei o caminho todo achando que ia ser meio fail, mas tudo bem. Quando chegamos vi que o lugar era mesmo lindo! Coberto de grama, de frente pro mar, de costas pra montanha... muito muito gostoso. Tentei colocar fotos aqui mas esse blog me odeia, principalmente agora que eu o abandonei.
Anyway, fiquei la na sombrinha, lendo meu livrinho, tirando fotos das joaninhas que apareciam na grama, comi um um "panino con pomodoro e mozzarela" e tava feliz. Hoje é o dia em que - segundo a tradicao - se deve fazer o primeiro banho no mar, depois do inverno, mas ainda tava frrria a agua. O Edoardo nao foi porque queria ficar dormindo e a Margherita ta numa ilha passando o final de semana com uma amiga, entao eu estava sozinha com meus 'pais' e o Rich. Mas foi bem legal, eles sao muito engracados porque ficam discutindo por qualquer coisa... Sei la, é estranho passar tanto tempo da vida com uma pessoa, nao é?
Todo dia ele faz a salada e pergunta se eu gostei, desde o primeiro dia que to aqui. E hoje ele queria que eu respondesse qual era o melhor tomate: o que ele poe na salada ou o que ela poe. Haahahaha, eu so sabia rir, né. Falei que gosto dos dois.
Vou dormir porque ja ta tarde e amanha eu tenho que estar no aeroporto cedissimo. Pra que nao sabe, aquela viagem pra Inglaterra com a escola vai acabar acontecendo, agora que o vulcao nos permitiu, Amem. La vou eu!
Beijosss
domingo, 25 de abril de 2010
Moving on
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Snif
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Saber mudar de tom
Droga! Agora eu to aqui tentando acabar de arrumar minha mala, acabar de pentear a juba porque daqui a pouco tenho que estar no aeroporto! Eu morro de medo de andar de aviao a noite e meu voo de Milao pra Berlim é tipo 10 da noite. Mas o que importa é que quando eu chegar vou encontrar com o amorzinho da minha vida (a Inez) que eu to com muita muita muita muita saudade.
Sabe quando voce ta num estado de alegria que nada (NADA) pode estragar? Até passei por uma prova ontem, recebendo péssimas noticias. Nao estou assim só por estar viajando pra uma cidade que eu sempre quis muito ir, nao só por estar indo encontrar minha amiga do coracao, nao só, nao só, nao só... Juro que queria falar aqui de tudo que eu to sentindo, mas ficaria meio grande e confuso e chato e... é.
La em Berlim, vamos ficar na casa de uma amiga minha, que casou com um alemao ha um tempo. Eu ja pesquisei todos os museus e atracoes importantes pra ir mas a louca da Inez que ir pras baladasss todo dia, aham. Vou fazer programinhas de turista e tirar 3000 fotos, bjs.
Enquanto almocavamos agora pouco, ouvimos um barulho estranho.. minha mae saiu na varanda e viu que tinha estourado um tubo de onde saia muita muita agua, hahaha. Tava tipo uma cachoeira, eu adoro quando acontecem essas coisas, adrenalina e tal. Eu juro que esse predio ainda vai cair, sério mermo. Enfim, ela comecou a ligar pra mil pessoas pra avisar, pegar numeros na lista telefonica.. e o marido dela ficava rindo dizendo que ela adorava quando acontecia alguma coisa assim porque ai ela podia salvar o dia mais uma vez. Eles sao demais. Vou sentir saudadinhas até dia 13.
Watch and Learn!
A minha familia daqui é aquela familia tipica que trabalha e estuda o dia todo, nao viaja nunca - e tambem nao se queixa disso- , sao totalmente presos a' rotina, bla bla. Definitivamente o que eu nao sou. Desde que eu cheguei aqui eles ja tinham percebido isso. Que a cada oportunidade que eu tinha ja estava comprando as passagens, haha. Bom, com a minha irma eu sempre comentava "aaaaah, vamos viajar! Vamos pra Barcelona, pra Paris, sei la! Pra Eurodisney? Voce ja foi? Devia ir, é muito legal!! Vamoos, vai!". Ela sempre respondia rindo, dizendo que era muito caro, que era muito isso, muito aquilo, que tinha que ficar muito tempo na fila (no caso da Disney), bla bla bla. Eu ficava sempre meio mal, sério,.. Que tipo de crianca é essa que pensa em todas essas coisas? Pessoas realistas me deprimem. Entao fico achando que o problema realmente ta em mim, que sempre sonho/quero demais.
Entao, semana passada, passamos uma manha em casa porque estavamos doentes. Nesse dia eu tinha sonhado que estava na Eurodisney entao acordei falando sobre e comentando que eu ia pra Paris nas férias! A Margherita ficou rindo de mim. Eu mandei ela nao rir e mostrei que eu tava falando sério e comecei a ver os precos das passagens, hahaha. Chamei ela pra ir comigo. "Sofia, minha mae nunca vai deixar. A gente nunca vai pra lugar nenhum. Sempre programa e nunca da certo, deixa pra la, né". Esse papo tava me deixando com raiva, sério. Uma menina de 12 anos e ja assim?
- Margherita, deixa eu te ensinar uma coisa: Se voce quer alguma coisa muito voce vai atras e consegue! Se ficar assim nessa vai ficar a sua vida toda no mesmo lugar. Nao custa tentar.
Mostrei pra ela como se faz. Vi preco de passagem, de apartamento, de carro pra alugar, de entradas da Disney, escrevi tudo num papel. E adivinha? Eu convenci a familia toda. Compramos as passagens hoje. E eu to muito muito feliz. Ah, ja falei isso, né. Sei la, nao custa lembrar.
Beijos, até dia 13!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Tempo pra ser feliz
Nao, nao, nao, nao posso parar. Olha o tempo passando!
Tempo, tempo e tempo. Quanto tempo desde meu último sorriso?
10 real pra quem acertar.
Levo a vida devagar...
Ontem, a aula terminava as 11, entao passei as 3 horas de aula me torturando, pensando em poder voltar pra casa e DORMIR! Saindo da aula, decidi parar de ser inutil e mandei sms pra Cloe e pra Ana e chamei-as pra dar uma volta, aproveitar esse solzinho de primavera, sei la, tava com saudade (elas tavam em Venezia, semana passada). A gente parou num lugar pra Ana comer alguma coisa e fomos deitar na grama do Giardino Inglese, metade na sombra e metade no sol, delicia. Ficamos la umas duas horas lendo poesia, conversando sobre a vida, sobre o tempo,... pensando como esses 7 meses passaram voando! Parece que elas, por estarem na mesma situacao que eu, sao as unicas pessoas que me entendem.
Acontecimento engracadinho: Nesse bar que a gente parou pra Ana comer, sentamos em uma mesinha onde ainda tinha uma xicara de café vazia. Sentei, olhei no pires e tinha um papelzinho escrito "RICARDO 32998018405 --->", virei o papel, "PARA A SENHORITA QUE FEZ O CAFE". Droga, so porque eu ja tava ligando, hahaha. Mentira. Enfim, fomos la dentro pagar, enquanto a mulher ia la pegar a xicara na mesa e, obvio, ficamos de olho pra reacao dela, hehe. Ela levou la pra dentro enquanto dava umas risadinhas, mostrou pra outra menina. Ai... elas comecaram a brigar pra decidir quem tinha feito aquele café! Hahahahaha, é, so isso.
Ok, eu posto alguma coisa mais decente antes de ir pra Berlim.
Beijos
terça-feira, 30 de março de 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
A partir dai, eu explorei este mundo novo da melhor maneira possivel, eu aprendi muito, eu sofri muito, eu cai, eu me levantei, eu nunca perdi as esperancas de que amanha seria um bom dia, nem nos momentos mais dificeis da minha vida.
Eu vi muitas das minhas certezas cairem pelo chao, mortas, estateladas. Eu aprendi que mudar de opiniao nao é ruim, que ouvir pessoas com mais experiencia do que eu é saber adquirir sabedoria pelo caminho mais facil, mas, muitas vezes, antes disso, eu paguei pra ver. As vezes me dei bem, outras quebrei a cara.
Mas o que importa é que tudo virou experiencia de vida, virou historia, virou amor. O que imprta é que eu tenho voce, que é o amor da minha vida, que voce esta encarando o mundo, e que, na sua idade, seu passo foi um pouco maior que o meu. Como mae, te vejo ainda como uma menininha mas agora nao posso mais te colocar no colo.
So posso agora te apoiar e te amar. E é isso que eu faco."
Trecho de uma carta enviada pela minha mae.
A loucura finge que isso tudo é normal
Fico me perguntando onde estao aquelas pessoas incriveis que a gente ouviu falar por ai. Será possivel que morreram todas?
É, termino onde comecei, nao sou nada - diferente. Mas deixa eu fingir.
terça-feira, 23 de março de 2010
(sim, sim, sim)
Fui ao medico ver se estava tudo ok em relacao com meus exames e para infelicidade de alguns e felicidades de muitos (sim, sou muito amada) nao estou morrendo. Falando em morrer, que coisa deprimente é um hospital! Cheio de pessoas velhas com o olhar ja triste, cansado.. que triste. Observando esse ambiente por 1 hora naquela sala de espera fui pega por um desespero, um panico, de ficar velha e pior do que isso: de ver meus pais envelhecendo. Eles sao tao lindos, tao bronzeados, tao jovens, tao criativos, tao doidos, tao vivos, tao descolados, tao abertos, tao sensacionais, tao tao tao tao! Hm. Talvez eles nao sejam nada disso, mas.. sao as duas pessoas que eu amo mais no mundo, e ve-los envelhecendo é muito triste. Posso parar o tempo?
PS: Ensinei minha irma a cantar 'Ana Julia'. Lindo lindo lindo lindo.
domingo, 21 de março de 2010
Deixa eu brincar de ser feliz
A Quel é uma minha amiga paulista que tambem ta na Italia - no Norte - e veio essa semana pra Palermo participando da Settimana di Scambio (tipo Midstay).
Geralmente, alias, sempre, as pessoas me perguntam "Por que voce ta com essa cara? Ta triste? Ta chateada? Por que ta assim séria?" e é um saco porque quase sempre a resposta é "Eu to normal, ué". É minha cara de sempre. Essa semana me surpreendi ao responderumas tres ou quatro vezes 'Nao. Na verdade, to feliz. Muito feliz'. A sensacao de repetir isso pra alguem ou pra mim mesma é tao legal, de verdade. Nao tem motivo certo, sei la, so tava me sentindo muito bem, me divertindo muito, vendo que isso tudo ta valendo MUITO a pena.
Queria ter postado aqui todo dia pra contar cada detalhe que eu gostaria de estar contando, mas foi meio impossivel, quase nao paravamos em casa e quando eu chegava nem tinha saco pra escrever aqui, hehe.
Correria mesmo: Arcodavamos as 7:00 com meu delicado pai gritando "SOFIA, RAQUEL, ALZATEVI" - eu chorava uns 30 minutos ate me levantar, nos encontravamos com a galera... fizemos varios passeios legais, passamos uma manha em escola de criancas, conhecemos templos gregos, comprei minha maquina nova, Raquel me obrigou a sair da dieta, fomos a uma cidadezinha linda chamada Cefalu, conheci intercambistas novos, fizemos ovelhinhas de Pascoa (sim, isso é uma tradicao aqui), ri, ri, ri, ri, ri, ri, ri, ri, ri, ri, ri, ri, fiz a Raquel rir, vimos um filme sobre a Mafia, assistimos as brigas criadas pelo meu irmao aqui em casa, falei portugues ate nao poder mais, comemos coxinha, me apaixonei pelo menino japones, invejamos a beleza da menina norueguesa, , fiz amizade com pessoas fofas, vimos a Livia (uma outra brasileira que veio pra ca), descobri - mais uma vez - o quanto a vida é linda e
Entra esses novos intercambistas que eu tinha uma menina chilena chamada Catalina. No primeiro ou segundo dia, ouvindo uma conversa minha com alguem, ela esperou eu acabar de falar e veio me dizer que adorava a forma como eu falava baixo, devagar, calma,.. a maneira como eu fazia isso e aquilo quando falava. Nunca nem tinha falado com ela, nem tinha dado muita bola pra dizer a verdade.. Fiquei muito surpresa e meio sem resposta. Geralmente as pessoas odeiam a forma como eu falo, dizem que parece que eu to chorando, que eu to morrendo, e por ai vai.. Que saco! Eu nunca peco opiniao de ninguem. Mas a Catalina, todo dia, por uma semana, repetiu que gostava do jeito que eu falo, disse que meu sorriso é bonito, que eu sou fofa, que ela gostava de falar comigo. E olha que eu nao falava quase nada com ela porque ficava morrendo de vergonha ao saber que ela ficava prestando atencao em como eu falo. Sei la, to contando isso porque me dei conta que eu tenho que dar mais valor a quem quer me conhecer, a quem, de alguma forma, se sentiu atraido pelo meu jeito, pela minha expressao, pela minha conversa, sei la. Talvez eu nao seja tao ruim assim, né?
Quer dizer, eu sei que nao sou tao ruim assim. Alias, modestia a' parte, sei que nao sou nada ruim. Sou uma pessoa muito boa, pra falar a verdade. Seria tambem digno de nota, dizer que o surpreendente é achar pessoas assim como ela, que procuram nos outros coisas superficialmente profundas.. isso faz sentido? To com sono.
Levando a Quel pro aeroporto, mesmo com ela ainda do meu lado, eu ja tava sentindo um vazio enorme, parecia que alguma coisa ja tava faltando. Mas eu to muito muito muito feliz por ter tido uma semana tao sensacional!
Alguem me diz que posso guardar um pouquinho dessa felicidade pra depois?
Me diz que nao é passageira, me diz que amanha tem mais... ?
Vou dormir que esta tardissimo e amanha tenho escola.
So postei nessa porcaria porque tinha prometido pro Duda.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Comunque...
Hoje na aula de Religiao, estavamos respondendo um questionario onde voce tinha que marcar SIM, para comportamentos, pra voce, aceitaveis ou NAO para aqueles nao aceitaveis. E depois tinhamos que discutir, expor as opinioes, mas, nossa, as pessoas nao sabem ouvir os outros sem interromper, eu tava quase gritando pra ver se as pessoas calavam a boca, juro!
Os comportamentos que tinhamos que avaliar e minha resposta foram (vejamos se lembro):
Nao pagar o ticket em transporte publico - SIM
Faltar aula sem motivo grave - SIM
Pegar coisas de uma loja sem pagar - NAO
Contar uma mentira ao professor - NAO
Divorcio - SIM
Sexo antes do casamento - SIM
Ter experiencias homossexuais - SIM
Ficar com o namorado de uma amiga - NAO
Se relacionar com alguem casado - NAO
Fumar - SIM
Se embebedar - SIM
Fumar maconha - SIM
Tomar drogas como ecstasy e lsd - SIM
Usar drogas pesadas (heroina, cocaina) - SIM
Tomar pilulas calmantes (sem prescricao medica) - SIM
Bater em alguem pra impor a propria opiniao - NAO
Suicidio - SIM
Aborto - SIM
Matar um ladrao que encontrou em casa - NAO
Condenar alguem a morte - NAO
Deixei esse meu papel com as respostar jogado em algum lugar, né. No final da aula, alguns dos meus, ahm, 'amigos' vieram me perguntar por que eu tinha colocado SIM para todas as drogas. E eles realmente estavam assustados, hahaha. Portanto, é importante notar que dei essas respostas pensando no que eu considero aceitavel em um comportamento alheio, ou seja, como observadora. A pessoa faz o que ela quer, ué.. Ok se for uma pessoa viciada que largou a escola, vendeu a casa e agora fica jogada no metro nao é muito bacana. Sao escolhas, né. Mas se for so uma vez na vida, é aceitavel, vai.
Afinal, quem diz o que é e o que nao é aceitavel?
Na do divorcio, todos respoderam, obviamente (desculpa, pra mim é obvio), SIM. Menos uma menina que ficou meia hora tentando convencer todo mundo que o divorcio nao é coisa de Deus, hahaha. Valeu a tentativa.
quarta-feira, 10 de março de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
Já sao 10:30, portanto, estou 3 minutos atrasada, hm.
Se o meu host-dad nao me acordasse, meia hora (!), antes da hora repetindo "Sofia, acorda"/"Sofia, levanta" 30 vezes (!!!!!!!!!) eu seria uma pessoa mais bem humorada e mais feliz, HEHE. É isso, me vou.
PS: Olha o poeminha que minha mae me mandou no ultimo e-mail. Saudades, né.
"Voce esta tao longe
nao sinto mais
seu cheiro pela casa
mas o seu andar, sua imagem
estao soltos pelo ar
e eu,
quando a saudade aperta
te vejo por aqui
a caminhar
e a sonhar"
domingo, 7 de março de 2010
FAIL
FAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAIL
FAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILVFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAIL
FAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAIL
FAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILVVFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAIL
FAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAIL
FAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILVVFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILVVFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILVVFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILVVFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAILFAIL
terça-feira, 2 de março de 2010
io banana, tu banani, noi banianiamo
- ...
- ...
- Serio?
- Serio, nao sei.. Tipo, ta abaixo da linha do Equador?
- Sim.
- Mas onde passa essa linha?
- Na altura do Equador.
- Equador? Mas onde fica? Entao o Brasil ta todo abaixo do Equador?
- Embaixo da Venezuela e da Colombia. Tem um pedacinho do Brasil que fica no norte..
- Ahn..
- Ai depois tem ainda a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa, no norte.
- Que? A Guine nao fica na Africa?
- A Guine, sim. As Guianas, na America do Sul.
- Mas que paises sao esses, eu NUNCA ouvi falar?
(Considerando que ele nao sabia se o Brasil ficava no hemisferio Sul ou Norte, nao me surpreendi)
Estavamos entre uma brasileira (eu, hehe), um boliviano, uma argentina, um neozelandes, uma australiana (coitada da Caitlin, achava que Africa era um pais) e esse italiano inteligentissimo.
Quando ele achou que eu estava ficando louca e inventando esses paises, perguntou pro Adrian e pra Cloe, que tambem sao sul-americanos. Ele sabia, claro. Mas so' ele, ninguem mais. E ainda por cima, ela (Cloe) BRIGOU comigo porque eu sabia e ficou rindo da minha cara.
Isso é uma coisa que me deprime, na boa. As vezes da vontade de calar a boca e nao abrir mais.
Anyway, esse fim de semana foi bem cheio. Sai sabado e domingo com os intercambistas, e ainda fui a' uma festa domingo de noite (oi, galera estranha). Aqui chegou um Scirocco, que é aquele vento que vem do Sahara, trazendo um calorrrrrrr de 30 graus! Fomos a praia, que, Meu Deus, tava pior do que Porto Seguro, de tao cheia (de pessoas feias, hehe). Na volta, nao passava o onibus, pegamos um outro, demos um role imenso e chegamos la pqp, hahaha.. depois fui andando pra casa, morrendo, diga-se de passagem. Mas como eu AMO andar, nem tive problemas.
Falta um mes pra eu ver a Inezzzzzzzzzzzzz.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Omo sui quisque fortune faber
Carnaval em Roma
Nossa, finalmente criei coragem pra postar nessa droga.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
If I am a bad person..
Senhor e senhoras membros do juri, analisemos:
SNOB(e) = Pessoa que manifesta uma atitude de superioridade afetada nas ideias, gostos e comportamentos.
A acusaçao nao procede. Procede?
Hm... ok, talvez um pouco. De qualquer forma estou convinta que as pessoas veem aquilo que querem ver. E realmente nao to tentando ser alguem melhor pra ninguem alem de mim. Ate porque ninguem faz questao de notar, né.
Quinta-feira depois do italiano sai com a Cloe e com a Lena (uma americana que ta aqui com o Rotary) pra fazer coisas sem importancia como colocar uma carta no correio, comprar um caderno, beber um chocolate quente (elas!) e eu me senti feliz. O irmao da Lena ta fazendo intercambio no Rio de Janeiro e ouvir ela contando que ele fala o quanto é estranho comer arroz e feijao todo dia. Nao cairia mal hoje, hein. Saudades de comida ALEM DA PASTA.
Ontem teve encontro dos intercambistas pra falarmos como estavamos na familia, escola, amigos, bla bla. Geralmente me sinto meio, digamos, timida nesse tipo de reuniao porque fazem a gente ficar falando coisas na frente de todo mundo. Ah! E era ano novo chines entao a menina de hong-kong deu um presentinho pra cada um. Digno.
Me surpreendi ao me apaixonar pelo livro que terminei hoje, Lolita (Vladimir Nabokov). Nao sei o que mais me encantou foi o Humbert e a maneira como narra a paixao doentia pela menina ou simplesmente, como ele, pela Lolita. Lo-li-ta. RECOMENDO, RECOMENDO, RECOMENDO.
Essa semana me disseram que vou ter que estudar tambem Literatura Grega, Latina e Filosofia (que é veramente difficile em italiano!). TIPO, OI. As vezes parece que eles esquecem que eu nao sou uma aluna normal, sou special, hahaha. E o pior é que eles nunca me escutam alem de gritar sempre.. Saco. Amanha tenho interrogazione de Artes sobre Leonardo (da Vinci), Michelangelo e Rafaello. Curiosidade: Pra voce que acha que "da Vinci" é o sobrenome de Leonardo fique sabendo que nao é, hahaha. Se voce ja sabia que era a cidade de onde ele vinha, Parabens! Eu, ignorante, sempre pensei que fosse o sobrenome, hahaha. Cultura..
Descobri que no mes que vem, na settima di scambio, eu vou pra Torino (no norte da Italia)! Eu e a Liza, a russa. Estou animadissima porque la tem a Quel e eu realmente sinto falta de amigas brasileiras.
Sei que esses posts sao uma bagunça mas eu vou falando aquilo que vem a mente, aquilo que vou lembrando de contar, sei la.
Post dedicado a Izadora Barros (Sinta-se honrada).
sábado, 30 de janeiro de 2010
- Ue', viagem pra onde?
- Uma viagem..
- Me fala pra onde e', que eu posso pensar..
- Uma viagem, assina logo..
- Se voce nao me falar eu nao assino
(Depois de uns 5 minutos)
- E' porque eu tava querendo dar uma viajadinha pro Egito
- Pro Egito?
- E'.. eu e a minha secretaria, aquela de Roma
Nisso eu ja tava morrendo de rir, pra variar, ne'. HAHAHAHA...
No final ela falou que assinava se ele desse uma passagem pra ir a Berlim, haha.
- Pode deixar que eu falsifico, entao. Muito mais facil..
Aqui ta um frio que me tira a vontade de fazer qualquer coisa! Mas ultimamente, nao sei bem porque, a escola tem sido bem divertida.
Hoje ganhei um nove fone pro meu iPod - bem mais moderno, inclusive, porque tem um negocio no proprio fone que da pra regular o volume, hahaha. Isso porque a Ruba, a senhora indiana que trabalha aqui, simplesmente nao viu que o meu fone tava no chao e simplesmente o aspirou. Ele saiu todo despedacado, hahaha.. Quando a minha 'mamma' me mostrou eu fiquei super sem graca e falei "Ah, hehe, tudo bem, sem problema" mas tava ja chorando por dentro (era novinhooooooo), hahaha. Mas ai ela disse que compraria outro!
Ganhei um Moleskine da Inez e comecei a escrever bastante nele... vai ser legal reler tudo um dia
O que mais.. Ah! Comecei a ler um dos livros que minha mae me mandou, "Lolita". To simplesmente devorando o livro. Recomendo.. E' com certeza um dos livros obrigatorios pra vida, serio, hahaha.
bjs
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
MIL ACASOS
Resumindo o mes rapidamente:
- Dia 9 minha mae chegou aqui em Palermo e, diferente do que eu pensei, fiquei ainda mais forte pra aguentar os 6 meses que vem pela frente! Passeamos bastante, ela conheceu a cidade, comprou dois casacos pra mim (YAY, hehe),... Eu realmente tava com muita saudade. Ela foi embora dia 14.
- Dia 15, como a maioria de voces ja sabia, mudei de familia! Meus novos pais se chamam Rafaelle e Maria Novella, tenho 3 irmaos - Edoardo, 16, Margherita, 12 e Riccardo, 2. E.. eu nao poderia ter tido mais sorte, juro! Nao estou falando por falar ou sei la, mas eu realmente estou feliz. Eles sao otimos.. de verdade. O apartamento é lindo lindo, meu quarto tambem, é no centro (gracas a deus, no more bus). Ah, e tem a Ias, o cachorro. A 'mamma' é professora de croche (hahaha) e o pai é executivo, sei la. Ele trabalha 3 dias por semana em Roma e disse que quando eu quiser ele me leva, UHUL. Coloquei algumas fotos novas no orkut.
Bom, acho que foi isso. Tenho ido pra escola, fui iterrogada em biologia, italiano e geografia. Falta historia da arte, ingles e historia, TENHO QUE ESTUDAR.
- Dia 26, ontem, eu tava no onibus e apertei o botao la pra parar na minha parada e o motorista simplesmente nao parou. Nossa, eu fiquei muito puta, fui la pedir se DAVA pra parar na proxima, entao.. assim, se nao fosse muito trabalho pra ele, ne. Desci puta, serio.. as vezes da vontade de chutar esses italianos! Pronto, desabafei.
- Dia 27, hoje, acordei meio doente, pra baixo e tals.. dormi ate tarde, a 'mamma' fez um cha, haha.
E... é, acho que é só.
Sei la, obvio que nao é só.
Mas nao sei mais o que contar ou como contar, sei la
Eu estou com muita saudades.. sei la.
Beijos